Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Como identificar e tratar a enxaqueca

Por Dr André Felicio, neurologista, doutor em ciências pela UNIFESP, membro da Academia Brasileira de Neurologia e clinical fellow da University of British Columbia no Canadá, publicado em Segs.com.br.

A enxaqueca, também conhecida como migrânea, é um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer em determinados momentos da vida, de maneira episódica (ou seja, em episódios) ou com bastante frequência, de maneira crônica. Existem, basicamente, dois tipos de enxaqueca: com aura (menos comum) e sem aura (mais comum).  A aura é uma manifestação neurológica que os pacientes com enxaqueca referem antes da crise. Ela dura, em geral, de 5 a 20 minutos e é caracterizada por alterações visuais (pontos luminosos, visão em túnel ou perda da visão de um dos lados), formigamentos no braço ou na perna, tontura e, mais raramente, alteração de fala ou da força muscular.

Os fatores internos que contribuem para a enxaqueca são, normalmente, de natureza genética, ou seja, história familiar de enxaqueca torna o individuo mais suscetível a adquirir o problema. Fatores hormonais também pesam, especialmente para as mulheres, que estão mais propensas a ter enxaqueca durante seu ciclo de vida reprodutivo, ou seja, entre a primeira menstruação (menarca) e a última (climatério).

A relação entre anticoncepcionais e enxaqueca também deve ser ressaltada. Embora, em algumas circunstâncias, eles possam ser a própria causa da dor, muitas vezes, porém, o "controle" dos ciclos menstruais irregulares com os anticoncepcionais pode ser um auxílio no combate à enxaqueca.

A identificação da enxaqueca, entre os vários tipos de dor de cabeça que existem, geralmente segue uma criteriosa entrevista médica e exame físico direcionado que identificam, entre outras coisas:
  1. dor forte, pulsante, de um lado da cabeça
  2. dor que piora com a prática de atividades físicas
  3. presença de enjôo e, às vezes, vômito
  4. luz e barulho incomodam mais do que o normal, agravando a dor
  5. ausência de outros problemas clínicos ou neurológicos que justifiquem a dor
Além da dor em si, que impacta negativamente nas atividades cotidianas de quem sofre deste problema, a enxaqueca, principalmente a crônica, pode estar associada a uma série de transtornos neuropsiquiátricos que vão desde depressão à ansiedade, passando por transtornos do sono e da alimentação. 

Um estudo realizado na UNIFESP, com cerca de 4000 pacientes com dor de cabeça, mostrou que cerca de 40% procuram o serviço especializado para tratamento da dor. O tratamento para a enxaqueca engloba dois grandes grupos de remédios: os que tratam as crises (abortivos), como os da família dos triptanos e ergotamiínicos, antiinflamatórios e analgésicos simples; e os que previnem as crises (preventivos). Estes últimos são mais complexos e incluem diversos medicamentos originalmente usados para outros fins, como alguns antidepressivos, antihipertensivos, anticonvulsivantes, entre outros. Quando prescritos corretamente, eles auxiliam bastante no tratamento da enxaqueca, “prevenindo” novas crises.

Os medicamentos que tratam as crises agem no mecanismo conhecido por "inflamação neurogênica", atuando em receptores de serotonina, opioides, canais de cálcio, entre outros. Os efeitos colaterais dependem muito do remédio utilizado. Por exemplo, alguns antidepressivos podem causar sono e aumento de peso. Já alguns anticonvulsivantes podem reduzir o apetite.

Algumas medidas não-farmacológicas também são importantes para prevenir a dor, por exemplo: evitar alimentos que deflagram a enxaqueca (chocolate, queijo amarelo, álcool, entre outros), praticar atividade física, técnicas de relaxamento, biofeedback e acupuntura.

Em resumo, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça bastante comum, em particular, nas mulheres, mas que deve ser reconhecida pelo médico e tratada adequadamente, uma vez que existem vários diagnósticos diferenciais para as dores de cabeça e as medicações para crise ou prevenção são escolhidas conforme o perfil de cada paciente e situação.

Conheça quais as causas da enxaqueca, seus sintomas e sinais, os diversos tipos de enxaqueca e como é feito o seu tratamento.