Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Enxaqueca e os sinais de alerta precoce

Ao perceber sinais de alerta de enxaqueca, tome medidas imediatas que possam potencialmente prevenir ou reduzir a gravidade da enxaqueca. A enxaqueca pode muitas vezes ser precedida de sintomas (chamados de sintomas premonitórios) que podem servir como sinais de alerta precoce. Estes sintomas ocorrem tipicamente 6 a 24 horas antes da dor de cabeça e podem incluir:
- Alterações de humor, incluindo depressão, euforia, aumento da irritabilidade.
- Aumento da sede.
- Retenção de líquidos.
- Desejos de certos alimentos ou perda de apetite.
- Sensibilidade à luz e som.
- Fadiga.
- Inquietação.
- Dificuldade de usar ou compreender as palavras.
- Rigidez do pescoço.
- Diarreia.

Se você notar sinais de alerta, você pode tentar relaxar e tentar reduzir os gatilhos (por exemplo, reduzir a iluminação e os níveis de ruído). Sua reação mental e emocional para sinais de alerta também é crítica, tornando-se assustado, ansioso, ou convencido de que você vai ter uma enxaqueca, podendo piorar uma enxaqueca. Para ajudar a diminuir estas emoções, tente manter uma atitude positiva, mantendo-se calmo e permitindo mentalmente a possibilidade de uma enxaqueca não se desenvolver.

Estratégias de auto-medidas para o alívio imediato incluem:
- Usar o frio. Enrole uma bolsa de gelo, lata de refrigerante, ou saco de gelo e coloque-os contra o local da dor ou a parte de trás do seu pescoço por um período máximo de dez minutos. Espere 20 minutos e repita, se desejar.
- Use frio e quente juntos. Por exemplo, use uma bolsa de gelo na cabeça e pescoço, enquanto aquece seu corpo desde os ombros para baixo.
- Reduza entradas sensoriais. Proteja seus olhos da luz direta. Reduza o ruído e outros estímulos. Deite-se numa zona tranquila, num quarto escuro, se possível.
- Beba bastante líquidos. Isto ajuda a evitar a desidratação. Beber refrigerantes pode ajudar a aliviar a náusea.
- Use massagem. Massaje os músculos ao longo de seus ombros, pescoço e parte de trás do crânio. Esfregue suavemente a sua cabeça, testa, têmporas, músculos faciais, e mandíbula. Escovar o couro cabeludo suavemente com uma escova de cabelo macio pode proporcionar alívio adicional.
- Faça uma soneca. Algumas pessoas com enxaqueca aguda experimentam uma redução dos sintomas depois de uma soneca.