Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Enxaqueca e a consulta médica

Se sofre de enxaqueca, tenha em atenção quatro dicas para que possa obter o máximo de proveito do seu relacionamento com o seu médico. 

SAIBA MAIS SOBRE A<ENXAQUECA
Saiba mais sobre a enxaqueca, as suas causas e opções de prevenção e tratamento. Familiarize-se com os seus próprios sintomas, padrões, e gatilhos que a motivam.

ESTEJA PREPARADO PARA A SUA CONSULTA MÉDICA
Ser capaz de fornecer informações específicas ao seu médico, irá facilitar seu atendimento. Esteja preparado para compartilhar as seguintes informações:
- Fornecer exemplos para explicar a gravidade de seus ataques de enxaqueca (por exemplo, quantas dias de escola/trabalho você perde, formas como a enxaqueca interfere com suas atividades, e efeitos sobre a sua qualidade de vida).
- Mantenha as informações de cada ataque, incluindo sintomas, o que você acha que pode ter causado o ataque, e quaisquer medidas que ajudaram a aliviar os sintomas.
- Elabore lista de medicamentos que você está tomando atualmente para a enxaqueca ou qualquer outro problema de saúde, incluindo medicamentos de prescrição médica ou não, e remédios naturais. 
- Compartilhe suas metas de tratamento com o seu médico.
Manter um diário de dor é a melhor forma de reunir informações para a sua consulta médica. Conhecer o padrão de dor de cabeça pode ajudá-lo a sentir-se mais no controle de sua vida. 

ENTENDA O SEU PLANO DE TRATAMENTO
Certifique-se de entender o seu plano de tratamento quando sair da consulta médica. Peça instruções detalhadas para os seus medicamentos, e certifique-se de entender quanto tempo você terá que tomar a droga antes que você comece a notar melhorias. Você também pode pedir ao seu médico para analisar os prós e os contras de cada medicamento, incluindo potenciais reações negativas ou outros efeitos colaterais. Se for necessário uma consulta de acompanhamento, certifique-se de compreender quando isso deve acontecer. Manter consultas de acompanhamento é fundamental para a criação de um plano de tratamento bem-sucedido.

SEJA REALISTA
É útil ter expetativas razoáveis sobre o tratamento da enxaqueca. Embora não haja cura para a enxaqueca, a doença pode ser controlada com tratamento efetivos e programas de cuidados pessoais. Assim, recomendamos que:
- Seja paciente e dê tempo para que o tratamento possa funcionar.
- Perceba que o sucesso do tratamento vai ter fluxos e refluxos.
- Esteja disposto a ouvir o seu médico e mantenha uma mente flexível, aberta e preparada para modificar o seu tratamento, se necessário.