Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Diagnóstico da enxaqueca

A enxaqueca é uma condição complexa, cujas manifestações têm assombrado os seres humanos há mais de 4.000 anos. Enxaqueca, no sentido clínico, é uma síndrome, de um conjunto de sintomas. Dor de cabeça, em geral, e enxaqueca em particular são exemplos de condições que não têm uma solução rápida. Não é uma parte da neurologia que possa, ou deva ser tratada em poucos minutos e depois esquecida.
As tentativas de fazê-lo, muitas vezes, resultam numa experiência insatisfatória para ambos, médico e paciente. A enxaqueca é um pouco mais como hipertensão, persistente, e necessita de atenção ao longo de um período de tempo. Enxaqueca não é uma condição estática, por isso haverá períodos em que os pacientes precisam de relativamente pouca atenção e períodos em que eles vão precisar de acompanhamento e aconselhamento mais próximo. O tempo que se perde na reconstituição da história clínica clara vai ter efeitos positivos no sucesso terapêutico.

Dor de cabeça no diagnóstico de enxaqueca

O diagnóstico de enxaqueca é feito através da identificação de uma dor de cabeça recorrente com certas características, não havendo sinais neurológicos significativos no exame físico nem achados anormais na investigação. A enxaqueca é uma dor de cabeça episódica com certas características associadas, como sensibilidade à luz, som ou movimento, e muitas vezes com náuseas ou vómitos. Nenhum das condições referidas é obrigatória e, na verdade, uma aura de enxaqueca, perturbações visuais com luzes piscando ou com linhas em ziguezague que se deslocam por todo o campo, ou outros sintomas neurológicos, são relatado em apenas cerca de 15% dos pacientes. O nível mais simples da enxaqueca é a dor de cabeça com características associadas e cefaleia do tipo tensional e a dor de cabeça que é inexpressiva. Depois de eliminada uma dor de cabeça secundária, como resultado de um possível tumor cerebral, meningite ou arterite de células gigantes, o quadro clínico de enxaqueca deve ser procurado, a fim de conseguir garantir uma boa qualidade de vida para os pacientes que sofrem de enxaqueca.