Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Eficácia de medicamentos na enxaqueca

EVIDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE MANEJO MEDICAMENTOSO DE ENXAQUECA
  1.  Para tratamento sintomático da crise usual de enxaqueca, ácido acetil-salicílico (1.000mg), paracetamol (1.000mg), ibuprofeno (200–400mg), associados ou não a metoclopramida ou cafeína, mostram-se eficazes e são agentes de primeira escolha.
  2.  O controle da crise é melhor quando o tratamento é iniciado precocemente, sendo suficientes, então, menores doses dos medicamentos.
  3.  O abuso de medicamentos antienxaqueca (doses excessivas ou administrações frequentes) induz cefaleia de rebote e se associa a estado enxaquecoso.
  4.  A associação de ácido acetilsalicílico e metoclopramida tem eficácia com-parável a de sumatriptana oral em crises leves e moderadas de enxaqueca.
  5.  Metoclopramida deve ser indicada na presença de náusea e vómito.
  6.  Ibuprofeno tem eficácia dose-dependente na crise de enxaqueca.
  7.  Triptanas são apropriadas para tratamento de enxaqueca moderada e grave em pacientes não responsivos aos agentes de primeira escolha. Todos os representantes desta classe têm eficácia similar. As evidências não atestam superioridade de eficácia de triptanas comparativamente a analgésicos e AINE em pacientes a eles responsivos.
  8.  Medicamentos profiláticos de escolha são betabloqueadores adrenérgicos e antidepressivos tricíclicos.
  9.  Anticonvulsivantes demonstram eficácia profilática, mas não superam os betabloqueadores e apresentam a desvantagem de mais efeitos adversos.
  10.  Os efeitos adversos descritos nos ensaios clínicos são tratáveis, transitórios e não ocasionam desistência do tratamento.