Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Enxaqueca nas crianças

A enxaqueca é hoje uma das doenças mais frequentes entre as crianças. As crianças também sentem dores de cabeça. Aproximadamente 10% das crianças em idade do pré-escolar, e 50% das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, sofrem, ou já sofreram de enxaqueca, dores de cabeça repetidas, acompanhadas de outros sintomas. O uso exagerado do computador, da televisão ou de jogos de vídeo, conjugado com o facto de dormir menos do que aquilo que é aconselhável, são as principais causas que provocam dores de cabeça nas crianças.
A ocorrência desta doença pode também estar associada ao stress, e à ingestão de alguns alimentos ou bebidas. Quando uma criança reclama de dor de cabeça, devemos ouvi-la atentamente e dar-lhe atenção de modo a tentar identificar claramente os sintomas sentidos. Pode ser que sua dor esteja relacionada com problemas físicos ou emocionais, ou com algum sintoma grave. Se a criança se queixa que a cabeça dói e não tem relação com alguma enfermidade ou mal-estar físico, e se a dor que sente é forte e não atenua, deve levá-la ao pediatra. Uma criança que sente dor de cabeça com muita frequência também deve ser levada ao médico, para se poder apurar se existe algum tipo de doença associada.