Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Enxaqueca, sinusite e alergia

Uma mulher de cerca de 30 anos refere que sofre de sinusite e colocou uma questão ao The Californian que tem a ver com o facto de que tem tomado medicamentos, mas estes não têm ajudado a combater a alergia.

Em resposta a esta questão os especialistas referiram que as alergias sazonais podem causar congestão nasal, espirros e coriza. Mas quando se sente dor e pressão na cabeça, pode ser hora de considerar outras causas de alergia, já que os problemas de sinusite não costumam causar dores de cabeça. Pelo menos, eles não causam o que a maioria das pessoas refere quando usa o termo "dor de cabeça". A maioria das pessoas com congestão nasal quer referir "congestionamento na cabeça", e não dor de cabeça.

Se você estiver experimentando regularmente dores de cabeça com congestão nasal, você pode ter dores de cabeça provocadas por enxaqueca. Isto porque a enxaqueca pode causar sinusite e corrimento claro, assim como pode causar vermelhidão nos olhos, assim como olhos chorosos. 

Pessoas com enxaqueca são muitas vezes diagnosticadas com problemas de sinusite. Isto pode ter como motivo o facto de muitas pessoas não associarem a dor e pressão sinusal a enxaqueca. Na verdade, mais de 80 por cento das pessoas que sofrem de enxaqueca relatam dor e pressão sinusal. Metade também experimenta congestão nasal ou coriza. Para aumentar a confusão, as mudanças climáticas são gatilhos comuns de enxaqueca. Então, a enxaqueca pode seguir um padrão que pode ser erroneamente associado a alergias sazonais. 

Um médico deve ser capaz de diagnosticar o tipo de dor de cabeça que cada pessoa está enfrentando. Ele poderá fazer um diagnóstico baseado numa descrição exata e detalhada dos sintomas do paciente. Por exemplo, náuseas, vômitos ou sensibilidade à luz ou som são indícios de que a dor está relacionada com a enxaqueca. 

As enxaquecas devem ser tratadas logo que os sintomas começam, pois qualquer atraso pode tornar a dor de cabeça mais difícil de tratar. 

Uma parte crucial da gestão de enxaqueca é a prevenção. Certas atividades, alimentos e outros fatores podem desencadear enxaquecas. Identificar e evitar os gatilhos de dor de cabeça podem ajudar a reduzir a frequência com que surgem as enxaquecas e a sua intensidade.
Não deixe de perguntar ao seu médico sobre medicamentos preventivos. Estes medicamentos são tomados diariamente para reduzir o número e gravidade de enxaquecas.