Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Mitos e verdades sobre enxaqueca

Jejum é um dos mais frequentes desencadeadores de enxaqueca, juntamente com o stress. Bebidas alcoólicas todas causam cefaleia, porém os vinhos tintos são mais prováveis de provocar a dor devido ao seu conteúdo de taninos. A relação álcool – enxaqueca é dose dependente, se a bebida for consumida em grande quantidade as chances são maiores da conhecida “ressaca”. Admite-se que um consumo de mais de 200 mg de cafeína por dia torna um indivíduo mais susceptível para ter crises de enxaqueca, isto significa o uso de três cafés expressos por dia, ou cerca de cinco xícaras de café coado, ou cinco latas de coca cola.
Além disso o uso de cafeína após as 18 hs desestrutura o ritmo normal de sono, o que também pode causar enxaqueca. Uma outra síndrome é a cefaleia da retirada da cafeína, que acontece quando no final de semana a tomada de café em grandes quantidades durante a semana é parada.
Uma lista grande de outros alimentos provocadores de cefaleia existem, como adoçantes, leite, queijos fortes, frutas cítricas, nozes, banana, feijão, doces, salsicha, condimentos, pimenta, mas não há evidência científica que dietas ou mesmo que a busca activa de desencadeantes quando eles não são relatados pelo paciente resulte em algum benefício clínico.
Por último vamos comentar sobre os produtos nutricionais que podem ser usados na prevenção da enxaqueca. Recentemente alguns estudos controlados com placebo mostram que a RIBOFLAVINA, a vitamina B2, em altas doses é significativamente eficaz na profilaxia da enxaqueca. Da mesma forma, o Magnésio e a Coenzima Q 10 também se mostraram eficazes. O mecanismo pelo qual estes produtos agem na enxaqueca é incerto mas é possível que ocorra estabilização de membrana celular e melhora da função mitocondrial. Outra substância que age favoravelmente na enxaqueca é a MELATONINA. Estudos mostram que seus níveis estão diminuídos na enxaqueca e que sua suplementação é eficaz na prevenção da enxaqueca.