Informação sobre enxaqueca, causas, sintomas e tratamento da enxaqueca e cefaleia. Abordamos todos os tipos de enxaqueca.


Tipos de enxaqueca de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa a enxaqueca ou cefaleia diferencia-se de acordo com diversas tipologias, nomeadamente:

1 - Tipo Vento com Umidade:

É causada pela energia perversas como Vento Frio, Umidade, atingindo região da cabeça  provocando estagnação da circulação da energia e do sangue, causando dor de cabeça. Se conseguir liberar o Vento e o Frio, a dor passa; se a Umidade continua, quando encontra o dia frio e chuvoso a dor reaparece.

2 - Tipo Ascensão do Yang do Fígado:

Pode ser causado pela angustia, raiva, nervoso, que provocam estagnação da energia formando calor no meridiano do Fígado, subindo para a cabeça. Pode ser também causada pela deficiência dos Rins, os Rins potenciam o elemento  Água, que não consegue nutrir o elemento Madeira do Fígado, causando Yang falso do meridiano do Fígado subindo para a cabeça provocando a dor.

3 - Tipo Estagnação da Fleuma :

Acontece nas pessoas que sempre foram mais “fortinhas”, que costumam comer pratos fartos, comidas fortes, muitas sobremesas ou gorduras, formando a Fleuma e estagnando a circulação da energia, causando dor de cabeça.

4 - Tipo Deficiência do Sangue:

Acontece nos pacientes que tem doenças graves e crónicas, ou depois da perda de sangue formando deficiência do Sangue, o sangue não consegue irrigar bem a cabeça, causando dor de cabeça.
 
5 - Tipo Estagnação do Sangue:

As dores de cabeça agudas depois de um certo prazo se aprofunda no corpo atingindo a circulação dos meridianos; ou quedas; lesões atingindo a região da cabeça causando estagnação do Sangue e da Energia formando a Cefaleia.